Dicas para Evitar Lesões Durante o Treino

0


Recentemente sofri com lesões no joelho e púbis, tudo aconteceu durante um treino. Lógicamente elas ocorreram pois não segui algumas orientações básicas como o alongamento e permanecer dentro de meus limites físicos.

Imagino não ser o único que por acaso tenha se machucado durante um treino, então mediante a isso, separei algumas dicas consideradas essenciais para os atletas de plantão.

Uma recomendação que já se tornou clichê no meio dos praticantes de exercícios físicos é o alongamento. Pois bem, faça-o de maneira correta antes de iniciar qualquer exercício. Em seguida, aqueça. 

O aquecimento evita lesões que por ventura possam ocorrer durante a execução do exercício. Recomenda-se fazer algum exercício leve durante o aquecimento, apenas para preparar o corpo e deixá-lo mais flexível. O aquecimento pode durar em média de 5 a 10 minutos.

Importante lembrar que fazer pausas repentinas durante um treino muito pesado faz com que o sangue concentre-se nas veias e isso pode acarretar em desanimo - vontade de abandonar o treino antes do tempo real - e até tonturas. Portanto, o ideal é não esfriar, descance mas prolongue por muito tempo.

Uma recomendação que provavelmente iria me prevenir das lesões que sofri seria essa: interromper o treino assim que algo começasse a incomodar. Caso alguma parte do corpo comece a doer durante a execução do treino, interrompa-o pelo tempo necessário para que a dor desapareça, caso contrário, suspenda-o.

Um ítem importante a ser destacado é a roupa. Use tecidos confortáveis e lembre-se a bermuda utilizada deve evitar o atrito entre as coxas.

Por último e não menos importante, o tenis. Escolha o modelo certo para você! Eles devem ser adequados a cada tipo de exercício executado. O erro na escolha do calçado pode acarretar em entorses e lesões. Caso ocorra dúvidas no ato da compra, converse com o vendedor e pergunte o que julgar necessário. 
_____________________________________________________________


Curta nossa página no Facebook e receba nossas postagens na sua timeline!


0 comentários:

Postar um comentário