Termogênicos

0

Uma substância é considerada termogênica quando possui a capacidade de aumentar a temperatura corpórea através de uma dilatação nas veias. Isso gera uma elevação do fluxo sanguíneo e consequentemente dos batimentos cardíacos, o que acaba por deixar seu usuário mais agitado e mais disposto a pratica de atividade física.

No passado, era muito comum encontrar substâncias como efedrina e anfetaminas na composição dos termogênicos, porém, atualmente no Brasil foi proibido o uso da efedrina e nos Estados Unidos o uso de anfetaminas é muito bem controlado. Tudo isso deu-se mediante ao fato destas drogas, além de acelerar o metabolismo, provocarem a redução de peso por perda de apetite. E como se não bastasse, as altas doses necessárias traziam severos riscos a saúde do usuário.

A disseminação desta classe de medicamentos foi tão grande que gerou um uso totalmente errado. As pessoas apenas se preocupavam em tomar os termogênicos e se esqueciam de mudar os hábitos de vida. Consequentemente, ao término do uso dos mesmos, se viam voltar ao peso inicial e em alguns casos até pior. Além do mais, seu uso por pessoas que não praticam nenhuma atividade física, acaba por gerar sérios problemas de saúde. Ansiedade, problemas nos fígados e rins, insônia, AVC, falta de ar, taquicardia, entre outros.

Atualmente no Brasil, a substância mais encontrada e utilizada é a cafeína. Entretanto, é necessário usar com consciência, pois com o tempo, nosso organismo tente a se adaptar muito facilmente a suas doses, o que resulta na perda dos princípios ativos do termogênico e consequentemente num déficit na obtenção dos resultados esperados.

Qualquer tipo de suplemento, seja para qual finalidade for, deve ser previamente monitorado por um médico e existe uma série de fatores que podem te impedir de fazer o uso de termogênicos, como por exemplo, hipertensão arterial, hipotireoidismo, também as pessoas que possuem problemas para dormir devem ter um acompanhamento médico na utilização destes medicamentos, entre outros que apenas seu médico irá poder te esclarecer.

Você pode mandar manipular seus termogênicos prescritos pelo seu médico. Basicamente seus compostos são cafeína, triptofano e um ativo derivado da pimenta vermelha. Um diferencial deste tipo de fórmula para a já pronta encontrada em lojas de suplementos alimentares é o fato de ela acelerar o metabolismo sem provocar efeitos colaterais como a taquicardia. Mas lembre-se, apenas faça o uso de termogênicos se estiverem praticando atividade física e comerem de três em três horas. Nunca se esqueça disso.

0 comentários:

Postar um comentário