Qual Seu Peso Ideal?

0

Não existe número exato. Mas você pode chegar perto de uma medida que lhe trará saúde, sem subir na balança.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, concluiu que mais de 51% da população está acima do peso. Porém, descobrir o peso ideal é uma tarefa complexa e não tem haver com apenas subir numa balança e o número aparecer. 

Isso acontece porque a balança não diferencia músculo de gordura. Só com o peso, você não consegue saber se precisa queimar gordura e/ou o quanto precisa queimar. Em outras palavras, a informação da balança é considerada primária.

A partir disso, as pessoas tendem a recorrer ao cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), calculado a partir da relação entre peso e a altura (IMC = peso/altura²). Mas ele também não é suficiente. 

Para chegar à medida perfeita, é necessário conhecer seu percentual de gordura. É possível conhecê-lo a partir de teste de dobras cutâneas, que possuem um bom grau de exatidão. Funciona da seguinte maneira, com um plicômetro (compasso), um profissional habilitado (professor de educação física, nutricionista ou fisiologista) mede a gordura (ou dobras) de seu corpo, como as da região do tríceps, abdome e coxa. Fazendo o uso destas medidas, são realizados cálculos para chegar ao percentual de gordura.

Para se ter uma ideia, um percentual considerado bom para atletas amadores são de até 13% para homens e de até 16% para mulheres. 

A partir deste percentual e do peso é possível calcular aproximadamente o peso magro, o peso de gordura e o peso ideal, chegando-se até a estimar quantos quilos a mais ou a menos você possui.

Porém, há uma maneira mais prática para você conhecer seu peso ideal. Basta fazer o uso da boa e velha fita métrica. Você só precisará monitorar periodicamente três medidas: as circunferências da cintura, do abdome e do quadril.

É válido ressaltar que a gordura estocada em nosso corpo possui densidade mais baixa que a dos músculos, ou seja, ocupa maior volume. Isso explica o fato de como duas pessoas com o mesmo peso podem ter diferentes medidas (a que tem mais gordura terá maiores circunferências).

0 comentários:

Postar um comentário